Teresópolis receberá a 30ª delegacia da Junta Comercial

Órgão trará mais agilidade e desburocratização a processos para o registro empresarial

Em menos de 60 dias, quem for abrir, regularizar ou dar baixa em empresa em Teresópolis não terá mais que viajar à capital fluminense para realizar todos o processo. Será inaugurada na cidade a 30ª delegacia da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), a partir de um convênio da Prefeitura de Teresópolis com o órgão, celebrado nesta quarta-feira (11/07) na sede da Junta no Rio de Janeiro. Estiveram presentes à plenária de aprovação do convênio o Prefeito Vinicius Claussen, o Secretário de Fazenda Frederico Moreira Gomes, o Secretário de Governo Henrique Carregal, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Teresópolis (Aciat), Marco Freitas, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresópolis (CDL) e vogal da Jucerja, Igor Edelstein.

A delegacia, que vai funcionar nas dependências do prédio administrativo da Prefeitura, vai contar com dois funcionários que serão treinados pela Jucerja para fazer a gestão dos processos abertos no município e com autonomia para julgá-los localmente. A expectativa é de que cerca de 95% dos processos sejam julgados e aprovados em até 72 horas, sendo 44% deles no tempo recorde de 24 horas.

Segundo o Prefeito, o convênio é uma grande conquista e já é o cumprimento de uma de suas principais propostas para o setor em seu programa de gestão. “A instalação local do órgão beneficia toda a cidade na medida em que estimula a instalação de mais empresas, trazendo mais investimentos e gerando mais oportunidades de emprego e renda”, afirmou Vinicius Claussen.

“A instalação da delegacia local da Jucerja é uma reivindicação de quase 10 anos do setor empresarial e dos contabilistas, que agora terão um ganho enorme de tempo na abertura de empresas e outros procedimentos. Ficamos muito felizes e agradecidos ao prefeito Vinicius Claussen por ter abraçado essa iniciativa em tão curto tempo à frente da Prefeitura e temos a certeza de que nossa cidade só tem a ganhar com a desburocratização que este órgão vai proporcionar. Como presidente da CDL Teresópolis celebro este grande marco para o empreendedorismo em nossa cidade”, afirma Igor Edelstein.

“Só podemos esperar benefícios, tanto para o município quanto para o estado, que incentiva a desburocratização e a descentralização”, afirmou o presidente da Jucerja, Luiz Paranhos Velloso.

Juntamente com a delegacia da Jucerja, será instalado o Sistema de Registro Integrado (Regin), que é um conjunto de procedimentos para proporcionar ao empresário consulta antecipada a instituições para verificar a viabilidade da implantação da sua empresa. Isso possibilita a liberação do alvará em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e outros órgãos.