FAQ

Qual a diferença entre Serasa e SPC?

O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e a Serasa são entidades que cadastram devedores, sendo verdadeiros Bancos de Dados e Cadastros de Consumidores. Ambas dedicam-se a análises e a informações para orientar empresas, lojas, bancos, (enfim, todas as pessoas jurídicas que estiverem conveniados a elas) a tomarem decisões sobre a concessão de crédito e apoio a negócios.
A diferença entre estas entidades é que a Serasa é mantida por instituições financeiras e o SCPC pelas associações comerciais e prestadoras de serviço em geral, mas na maioria dos casos o nome do devedor aparece no cadastro das duas entidades, independente da origem da dívida. Grandes empresas e financeiras cadastram na Serasa apenas.

Como saber se o meu nome está no SPC?
É possível fazer a consulta pela Internet?
Como tirar meu nome da lista de inadimplentes do SPC ou da Serasa?

O interessado deve negociar  e efetuar o pagamento do débito,  diretamente com a empresa credora. Pedindo a retirada de seu nome do cadastro de inadimplente do SPC ou da Serasa.

Como retirar o nome da lista de inadimplentes estando em cidade diferente de onde foi feita a dívida?
É seguro contratar uma empresa que limpa o nome no SPC?
O que é título protestado?
Como pagar o título protestado?
Quem tem nome inscrito no SPC ou Serasa pode pedir financiamento imobiliário?
Existe algum modelo de carta para pedir retirada do nome do SPC/Serasa?
Após a retirada do nome do devedor do SPC/Serasa pela prescrição da dívida a mesma ainda pode ser cobrada a qualquer tempo por meio da monitória?
Estou devendo para um banco sob duas formas: uma é a do crediário automático e a outra é uma renegociação do limite da conta ou cheque especial. Os pagamentos estão atrasados e quando vou pagar pago um absurdo de juros e taxas muito altas o que devo fazer?
Tenho um problema com cheques há mais ou menos uns 7 anos. Não consigo regularizar esta situação. É uma dívida antiga e de baixo valor. O que devo fazer ou quem pode me ajudar?
Tinha um cartão de crédito no banco e cancelei, sem avisar. Colocaram cobranças deste cartão para ser descontado na conta corrente, isto esta correto? Como eu faço se tenho cheques em cartório protestados mais já faz 3 anos? Posso negociar esta divida com o posto e como serão cobrados os juros?
Tenho um imóvel no qual moro. Estava alugado a uma pessoa que saiu devendo contas de água. Gostaria de saber se existe a possibilidade de eu ser isentada desta divida?
Não tenho como saldar minhas dívidas e recebi pedido de penhora de uma delas (R$ 500,00). Moro de aluguel com meu namorado e tudo que está na casa é dele. Tenho um carro financiado no meu nome. Como devo proceder agora? Além disso o advogado da outra parte conta para conhecidos meus a minha situação o que devo fazer?

Você deverá tentar negociar sua dívida, pois, caso contrário, poderá penhorar esses bens que se encontram onde você mora. Quanto ao advogado, isso o que ele está fazendo é totalmente antiético e descabido, cabendo até mesmo representação contra o mesmo na OAB.